sexta-feira, abril 20, 2012

DNA E RNA

Constituição química do DNA e RNA 
Quando o ácido nucléico foi separado da proteína muitos pesquisadores, especialmente Levene, mostraram que ele poderia ser quebrado em pequenas partes denominadas de nucleotídeos. Cada nucleotídeo contém:

CaracterizaçãoDNARNA
1. AçúcarDesoxiriboseRibose
2. Grupo FosfatroH3PO4H3PO4
3.Bases nitrogenadasPiridiminas:
Citosinas e Timinas
Purinas
Adenina e Guanina
Piridiminas:
Citosinas e Uracil
Purinas
Adenina e Guanina

Chargaff, em seus estudos, apresentou várias informações a respeito da molécula de DNA. Identificou-se que ocorre ligações entre a pirimidina citosina e purina guanina e entre a pirimidina timina e a purina adenina. As ligações envolvem duas pontes ente A e T e três entre G e C. Também constatou a seguinte relação: 

(C+A)/(G+T) =1 

Diferenças entre DNA e RNA 

O DNA se diferencia do RNA nos seguintes aspectos: 

a. O açúcar do DNA é a desoxiribose enquanto que o do RNA é a ribose. 

b. O DNA contém a timina e o RNA a uracil. 

c. O DNA é um filamento duplo e o RNA é um monofilamento. 

d. O DNA apresenta uma molécula longa e o RNA uma molécula curta 

Modelo do DNA segundo Watson e Crick 

Watson e Crick propuseram um modelo de DNA cujos princípios físicos derivaram das figuras de difração de raios X produzidas por Wilkins e Astracan, usando DNA isolado. Os princípios químicos derivaram principalmente dos trabalhos apresentados por Chargaff e seus associados.  

FUNÇÃO DO MATERIAL GENÉTICO

Garrod (1900), médico inglês, deu os primeiros passos para evidenciar a ação dos genes. Este pesquisador estudou a alcaptonúria, uma doença hereditária caracterizada pela coloração escura na urina. Para esta doença foi observado que o escurecimento era conseqüência do acúmulo de ácido homozentízico (alcapton) o qual, nos indivíduos normais, era decomposto através de reações enzimáticas, de tal maneira que havia excreção de ácido acético. Constatou-se ainda que dietas com tirozina e fenilalamina aumentava a manifestação de sintomas. 


Os trabalhos decisivos sobre a função do gene foram apresentados por Beadle e Tatum que propuseram a teoria "um gene - uma enzima". As idéias principais do trabalho realizado por estes autores foram: 

a. Todos os processos bioquímicos dos organismos estão sob controle genético. 

b. Os processos bioquímicos ocorrem numa seqüência de reações individuais. 

c. Cada reação simples é controlada por um gene simples. 

d. Cada gene atua através do controle e produção de uma enzima específica. 

Na atualidade esta teoria apresenta as seguinte falhas: 

a. Um gene pode especificar a síntese de uma cadeia polipeptídica que não apresenta nenhuma função enzimática (Ex.: Hemoglobina). 

b. Uma enzima pode ser constituída por mais de uma cadeia polipeptídica (Ex.: RNA polimerase é constituída por várias cadeias e, consequentemente, esta sob o controle de vários genes. 

c. Um gene pode controlar a atividade de uma enzima especificada por outro gene (Ex.: sítio operadores, repressores, etc.). 
                     Fonte : UFV 

Pesquisar no Google

Google
"Biotecnologia define-se pelo uso de conhecimentos sobre os processos biológicos e sobre as propriedades dos seres vivos, com o fim de resolver problemas e criar produtos de utilidade."