sexta-feira, dezembro 09, 2011

Biotecnologia no Brasil



 A biotecnologia nacional teve início com trabalhos realizados na década de 1930, no melhoramento genético de café, milho e outras espécies .Na última década pesquisadores brasileiros têm desenvolvido um grande volume de trabalhos utilizando a tecnologia de DNA, pesquisas genômicas e proteômicas.Segundo o relatório do The Economist Inteligence Unit (Reino Unido), a o mercado biotecnológico nacional tem se desenvolvido principalmente nas indústrias da saúde, agropecuária, de equipamentos e componentes, essas atividades juntas a outras de menor expressão são atualmente responsáveis por 2.8% do PIB . Dentro destes seguimentos a biotecnologia pode aparecer em diversas aplicações, como por exemplo, o uso de biopesticidas, desenvolvimento de organismos geneticamente modificados (OGM), desenvolvimento de novas vacinas, kits de diagnósticos, novos medicamentos, produção de proteínas terapêuticas, novas matrizes energéticas, materiais e componentes eletrônicos biodegradáveis.
Através da biotecnologia, pode-se aumentar o número de processos industriais que utilizam recursos renováveis. Recursos não renováveis como o petróleo, poderiam ser substituídos por matérias-primas de origem vegetal para a produção de combustíveis líquidos mais limpos. No setor agrário, a biotecnologia pode ser aplicada através do uso de biopesticidas para preservar e proteger as florestas, bem como através da produção e utilização de OGMs, que apesar de ser muito discutível pela sociedade, oferece uma série de vantagens como o desenvolvimento de características desejáveis, melhoria na qualidade do produto, resistência a pragas e doenças. Para uma segurança alimentar global da população mundial, que está em constante crescimento, é naturalmente importante aumentar a produção de alimentos. Portanto, a aplicação biotecnológica seria fundamental para o aumento da qualidade de produtos gerados, bem como da produtividade de alguns plantios.
A biotecnologia possui infinitas relações com a indústria e a sociedade, podendo ser utilizada em diversos segmentos e trazer muitos benefícios. No entanto, sabemos que as mudanças não são rápidas e que muitos princípios científicos não são facilmente aceitos pela população. Por esse motivo é importante entender o que realmente pode ser considerado um avanço biotecnológico capaz de beneficiar a sociedade em relação ao ambiente daquele que somente trará benefícios econômicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar no Google

Google
"Biotecnologia define-se pelo uso de conhecimentos sobre os processos biológicos e sobre as propriedades dos seres vivos, com o fim de resolver problemas e criar produtos de utilidade."