sexta-feira, dezembro 09, 2011

Os Avanços da Biotecnologia

Desde a primeira visualização de uma célula, em 1663, por Robert Hooke, passando pela descoberta do DNA, em 1953, por James Watson e Francis Crick, os avanços biomédicos, como por exemplo, no diagnóstico e tratamento de doenças, têm acontecido em dimensões cada vez menores. É nesta escala molecular e atômica que acontece grande parte dos fenômenos bioquímicos responsáveis pelo completo funcionamento do nosso organismo.

A revolução ocasionada pela biologia molecular, nos últimos 50 anos, fascina não só a comunidade científica, mas toda a humanidade. As suas implicações foram decisivas nos principais avanços biomédicos acontecidos no século XX. Assim sendo, não é de se estranhar o aumento significativo da expectativa de vida mundial nesta pequena faixa de tempo.

Thiago Ribeiro O Globo


Embora os mecanismos bioquímicos envolvidos no funcionamento ou no mal funcionamento do organismo humano estivessem sendo descobertos velozmente nas últimas décadas, muito devido ao rápido progresso da computação, ainda era reduzida a possibilidade de se intervir nesta escala, molecular e atômica.

Não é de hoje que o homem sonha realizar incríveis viagens no interior de seu próprio corpo, com o objetivo de descobrir e dominar o funcionamento desta sofisticada e complexa máquina. Quem não se lembra do blockbuster “Viagem Insólita” (Innerspace, EUA, 1987).

Contudo, apenas com o recente desenvolvimento da nanotecnologia, possibilitando a manipulação da matéria no nível de átomos individuais e moléculas, está sendo possível avançar nesta nova fronteira, a bionanotecnologia.

Não há dúvida de que a bionanotecnologia, como ciência emergente, deve buscar inspiração na própria natureza. Atualmente, as nanomáquinas mais eficientes são aquelas encontradas na natureza, fruto de uma longa evolução natural.

Algumas das principais aplicações que estão sendo pesquisadas:

Estão sendo desenvolvidas nanoestruturas capazes de detectar o agente patológico e, após se acoplar ao mesmo, injetar uma dose letal de tóxinas. Esta técnica se prova muito superior as atuais, uma vez que reduz significativamente os efeitos colaterais, além de aumentar a eficacia do tratamento.

O avanço da terapia genética possibilitando a transferência, através de uma nanoestutura, do gene responsável por determinada ação no organismo. 


 Os avanços que a bionanotecnologia proporcionará nas próximas décadas não encontra fronteiras e, certamente, provocará a maior revolução na área biomédica que a nossa sociedade já presenciou. Pensar estes avanços é uma obrigação de todos nós, cientistas ou não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar no Google

Google
"Biotecnologia define-se pelo uso de conhecimentos sobre os processos biológicos e sobre as propriedades dos seres vivos, com o fim de resolver problemas e criar produtos de utilidade."